quarta-feira, 6 de julho de 2011

Personagens


Ao completar 11 anos, o órfão Harry Potter descobre que têm poderes mágicos e inicia uma nova etapa em sua vida indo estudar na Escola de Magia de Hogwarts; aos 17, o bruxinho já viveu muitas aventuras, enfrentou perigos e, principalmente, precisou encarar seus próprios fantasmas para amadurecer. Do primeiro ao sétimo livro da série, que começou apenas como um romance de fantasia moderno e, ao longo do caminho, ganhou nuances psicológicas mais sofisticadas e atuais, Harry Potter e seus amigos vão se tornando personagens cada vez mais complexos, que lidam com todas as angústias e contradições típicas dos adolescentes. Do protagonista aos coadjuvantes, todos têm personalidade própria e uma história de vida muito bem elaborada, que permite ao leitor não só compreender a trama em toda a sua complexidade, mas também construir as suas próprias interpretações sobre cada um deles e suas motivações. Da vasta galeria de seres inesquecíveis criados por J. K. Rowling, selecionamos um pequeno perfil de alguns dos principais personagens da série:


HARRY POTTER

Protagonista da série, nascido em 31 de julho de 1980. Olhos verdes iguais aos da mãe, Lílian, cabelo desgrenhado como os do pai, Tiago Potter. Com um ano de idade, Harry escapou da morte protegido pelo amor da mãe – os pais foram mortos pelo vilão Voldemort. Harry ficou com uma cicatriz na testa e fez com que o Lorde das Trevas desaparecesse por mais de uma década. Após a morte dos pais, ele foi deixado com os tios, Petúnia e Walter Dursley, que já tinham um filho, Duda, da mesma idade de Harry. Criado como um estorvo, ele passou toda sua infância morando no armário embaixo da escada, usando as roupas velhas de Duda e sem receber amor ou carinho dos tios.


Em seu 11º aniversário, Harry recebeu uma carta de Hogwarts e, apesar das tentativas dos tios para evitar, entrou para a escola, onde se sentiu em casa pela primeira vez na vida. Ao longo dos sete anos de estudos, cada um retratado em um dos livros da série, Harry fica sabendo da própria história, das mentiras dos tios e do quanto é famoso no mundo dos bruxos por ter derrotado Lord Voldemort. Pertence à Grifinória e faz parte do time da casa como apanhador – o mais jovem da história de Hogwarts. Harry tem como animal de estimação Edwiges, uma bela coruja branca, presente de Hagrid.


Leia aqui o “Horóscopo de Harry Potter”.



LORD VOLDEMORT

Lorde das Trevas, o vilão da série, que quer controlar o mundo mágico e tornar-se imortal. Nascido Tom Riddle, ele é filho de uma bruxa com um trouxa. Voldemort foi abandonado pela mãe e cresceu em um orfanato. Hogwarts foi sua primeira casa de verdade, onde ficou conhecido como um aluno brilhante. Desde o colégio, já mostrava inclinação para as Artes das Trevas. Pertencia à Sonserina e descobriu que era o último descendente vivo de Salazar Slytherin. Alguns anos depois de deixar Hogwarts, Riddle reapareceu como Lord Voldemort, disposto a dominar o mundo dos bruxos. Prestes a conquistar o que queria, foi detido por uma criança de um ano, o bebê Potter. Ao tentar matar o menino, algo estranho acontece e o feitiço se volta contra ele. Harry ficou apenas com uma cicatriz na testa e Voldemort desapareceu por 10 anos, quando voltou ajudado pelo professor Quirrel. Começa então a recrutar os antigos aliados, os Comensais da Morte, e planeja uma maneira de liquidar Harry Potter.



RONY WEASLEY

Melhor amigo de Harry Potter e Hermione Granger. Pertence a uma das mais antigas famílias de bruxos, os Weasley. Rony é um dos sete filhos de Arthur e Molly – irmão de Gui, Carlinhos, Percy, Jorge, Fred e Gina. Dono de um ótimo coração, mas de pavio curtíssimo, Rony sofre por não ser popular como Harry ou tão bom aluno quanto Hermione. Sente-se frustrado por ser pobre e ter de usar as roupas e livros usados pelos cinco irmãos que já passaram por Hogwarts – e que marcaram época. Pertence à Grifinória. Rony é leal aos amigos, adora jogar xadrez de bruxo e morre de medo de aranhas. Ele é dono de Perebas, um rato gordo, sem um dos dedinhos numa das patas dianteiras.



HERMIONE GRANGER

Melhor amiga de Harry Potter e Rony Weasley. Filha única de trouxas, ambos dentistas, Hermione é uma das alunas mais inteligentes e dedicadas da história de Hogwarts. Guarda na memória inúmeros feitiços que já tiraram seus amigos de grandes apuros. Por ser filha de trouxas, sofre preconceito de colegas, como Draco Malfoy, que a chamam de sangue-ruim. Criadora do F.A.L.E. (Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos), que defende elfos domésticos, e idealizadora da Armada de Dumbledore, Hermione tem papel fundamental durante toda a série, dando suporte a Harry em todos os momentos em que ele precisa. Pertence à Grifinória e tem um gato chamado Bichento.




ALVO DUMBLEDORE

Maior bruxo de todos os tempos. Diretor de Hogwarts desde 1940, Dumbledore acompanhou toda a trajetória de Tom Riddle – aluno da escola na década de 1940 –, em direção às Artes das Trevas. Ele é o único bruxo capaz de impor algum temor a Lord Voldemort. Dumbledore foi o criador da Ordem da Fênix, que lutava contra o Lorde das Trevas e os Comensais da Morte no final dos anos 1970 e início dos 1980. O diretor da Escola de Magia e Bruxaria inspira tranqüilidade, bondade e confiança. É sempre cortês com todos, sejam amigos ou inimigos. Apesar de estar presente em todos os livros da série, somente no último – Harry Potter e as Relíquias da Morte – são revelados episódios das primeiras décadas de sua vida. Quando aluno de Hogwarts, pertenceu à Grifinória. Dumbledore tem um fiel animal de estimação: Fawkes, uma fênix.


SEVERO SNAPE

Professor de Poções em Hogwarts – apesar de sempre sonhar assumir as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Filho de uma bruxa com um trouxa, Snape pertenceu à Sonserina nos tempos de colégio. Ao sair de Hogwarts, tornou-se um Comensal da Morte. Quando Lord Voldemort desapareceu após tentar matar Harry, Snape passou para o lado do bem, protegido por Dumbledore. As razões são reveladas apenas no último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte. O professor e Harry não se dão bem desde o primeiro encontro, da mesma forma que Snape não gostava do pai do menino – Tiago infernizava a vida do aluno da Sonserina com brincadeiras de mau gosto. Há muitas dúvidas sobre a índole do personagem, que são mantidas em suspenso e reveladas apenas no sétimo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário